Pular para o conteúdo principal

Trabalhando Empatia - cards para painel


Todo inicio de semestre trabalhas as regras e combinados da turma. Normalmente levamos para as crianças regras de coisas que podem ou não podem fazer.

A proposta do post de hoje busca trocar o painel de regras pelo Painel da Empatia, é um jeito lúdico de incentivar as crianças a refletirem sobre seus comportamentos. Ao invés de dizer a elas "não faça isso", dizemos a elas "quando você faz isso, como você ou seu colega se sentem? Você acha que esta é uma atitude boa?"

Para trabalhar o painel da Empatia trazemos para as crianças imagens o mais próximo possível do real e durante a montagem conversamos sobre os sentimentos quando tais situações acontecem e incentivamos as crianças a refletirem como evitar que tais situações aconteçam.

Montamos um painel com situações em que nos sentimos felizes e outro em que nos sentimos tristes; e a partir daí trabalhamos questões sobre como queremos nos sentir naquele dia e como queremos que nossos colegas se sintam e o que devemos fazer para que isso aconteça.

Abaixo deixo algumas sugestões de imagens que vocês podem utilizar salvando no computador ou celular, ou no final do post você pode baixar o PDF completo.

























CLIQUE NA IMAGEM 
 DOWNLOAD





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Atividades Volta às Aulas - 5° ano

Primeira Semana de Aula - 5° Ano do Ensino Fundamental   Dia 1: Boas-vindas e Integração   Atividade de Registro: - Atividade: "Minhas Férias"   - Descrição: Os alunos desenham e escrevem um texto sobre suas férias, destacando o momento mais marcante.   - BNCC: EF05LP01 - Produzir textos narrativos, relatando experiências pessoais, reais ou imaginárias.   Dinâmica: - Atividade: "Roda de Conversa"   - Descrição: Os alunos se sentam em círculo e compartilham com os colegas algo divertido que fizeram nas férias.   - BNCC: EF15LP06 - Participar de situações de intercâmbio oral, ouvir com atenção, pedir e dar a palavra.   Brincadeira: - Atividade: "Caça ao Tesouro na Sala"   - Descrição: Objetos são escondidos na sala de aula. Os alunos devem encontrar os objetos seguindo pistas.   - BNCC: EF05EF01 - Participar de brincadeiras e jogos respeitando as regras estabelecidas.   Dia 2: Conhecen...

Sequência de Atividades Volta às Aulas - 2° ano

Primeira Semana de Aula - 2° Ano do Ensino Fundamental   Dia 1: Boas-vindas e Integração   Atividade de Registro: - Atividade: "Minhas Férias"   - Descrição: Os alunos desenham e escrevem sobre algo que gostaram durante as férias.   - BNCC: EF02LP01 - Produzir textos que relatem experiências pessoais.   Dinâmica: - Atividade: "Roda de Conversa"   - Descrição: Os alunos se sentam em círculo e compartilham com os colegas algo divertido que fizeram nas férias.   - BNCC: EF02LP03 - Participar de situações de intercâmbio oral, ouvir com atenção, pedir e dar a palavra.   Brincadeira: - Atividade: "Caça ao Tesouro na Sala"   - Descrição: Objetos são escondidos na sala de aula. Os alunos devem encontrar os objetos seguindo pistas.   - BNCC: EF02EF01 - Participar de brincadeiras e jogos respeitando as regras estabelecidas.   Dia 2: Conhecendo os Colegas   Atividade de Registro: - A...

Sequência de Atividades Volta às Aulas 4° ano

Primeira Semana de Aula - 4° Ano do Ensino Fundamental   Dia 1: Boas-vindas e Integração   Atividade de Registro: - Atividade: "Minhas Férias"   - Descrição: Os alunos desenham e escrevem um pequeno texto sobre o que fizeram durante as férias.   - BNCC: EF35LP02 - Produzir textos que relatem experiências pessoais, reais ou imaginárias.   Dinâmica: - Atividade: "Roda de Conversa"   - Descrição: Os alunos se sentam em círculo e compartilham com os colegas algo divertido que fizeram nas férias.   - BNCC: EF15LP06 - Participar de situações de intercâmbio oral, ouvir com atenção, pedir e dar a palavra.   Brincadeira: - Atividade: "Caça ao Tesouro na Sala"   - Descrição: Objetos são escondidos na sala de aula. Os alunos devem encontrar os objetos seguindo pistas.   - BNCC: EF04EF01 - Participar de brincadeiras e jogos respeitando as regras estabelecidas.   Dia 2: Conhecendo os Colegas ...