Pular para o conteúdo principal

Sequência de Atividades Volta às Aulas - Crianças Pequenas (4 e 5 anos)


Primeira Semana de Aula - Educação Infantil (4 e 5 anos)

 

 Dia 1: Boas-vindas e Integração

 

Atividade de Registro:

- Atividade: "Desenho das Férias"

  - Descrição: As crianças desenham algo que fizeram durante as férias.

  - BNCC: EI03EF03 - Expressar-se por meio de diferentes linguagens artísticas, como a música, as artes visuais, a dança e o teatro.

 

Dinâmica:

- Atividade: "Roda de Conversa"

  - Descrição: As crianças se sentam em círculo e compartilham algo divertido que fizeram nas férias.

  - BNCC: EI03TS01 - Demonstrar interesse e respeito por diferentes modos de ser, viver e pensar.

 

Brincadeira:

- Atividade: "Brincadeira de Esconde-Esconde"

  - Descrição: Uma brincadeira ao ar livre onde as crianças se escondem e são encontradas por um colega.

  - BNCC: EI03CG03 - Participar de brincadeiras e jogos que envolvam habilidades motoras e sociais.

 

Dia 2: Conhecendo os Colegas

 

Atividade de Registro:

- Atividade: "Autorretrato"

  - Descrição: As crianças desenham um autorretrato e dizem ao professor três coisas sobre elas mesmas.

  - BNCC: EI03EF04 - Representar suas vivências por meio das artes visuais.

 

Dinâmica:

- Atividade: "Entrevista com o Colega"

  - Descrição: As crianças fazem perguntas simples aos colegas e depois apresentam o que descobriram para a turma.

  - BNCC: EI03TS02 - Participar de atividades em grupo respeitando as regras estabelecidas.

 

Brincadeira:

- Atividade: "Dança das Cadeiras"

  - Descrição: Uma brincadeira clássica para desenvolver atenção e respeito às regras.

  - BNCC: EI03CG05 - Participar de brincadeiras coletivas, respeitando regras e combinados.

 

Dia 3: Trabalhando em Equipe

 

Atividade de Registro:

- Atividade: "Meu Grupo"

  - Descrição: As crianças são divididas em grupos e cada grupo desenha algo que gostariam de fazer juntos.

  - BNCC: EI03EF05 - Produzir desenhos, pinturas, colagens, modelagens, construções e outras criações, de forma individual e coletiva.

 

Dinâmica:

- Atividade: "Desafio de Construção"

  - Descrição: Em grupos, as crianças constroem uma torre com blocos de construção.

  - BNCC: EI03CG04 - Desenvolver atividades colaborativas, valorizando o trabalho em equipe.

 

Brincadeira:

- Atividade: "Corrida de Revezamento"

  - Descrição: Uma atividade ao ar livre onde as crianças devem completar um percurso em equipes.

  - BNCC: EI03CG06 - Participar de atividades físicas, desenvolvendo habilidades motoras e cooperativas.

 

Dia 4: Explorando o Ambiente Escolar

 

Atividade de Registro:

- Atividade: "Desenho da Escola"

  - Descrição: As crianças desenham um mapa simples da escola, destacando os lugares que mais gostam.

  - BNCC: EI03ET03 - Explorar e conhecer o ambiente escolar, compreendendo sua organização e funcionamento.

 

Dinâmica:

- Atividade: "Visita Guiada"

  - Descrição: Uma visita guiada pelos diferentes espaços da escola, com explicações sobre suas funções.

  - BNCC: EI03CG07 - Demonstrar atitudes de curiosidade, cuidado e respeito ao explorar ambientes diversos.

 

Brincadeira:

- Atividade: "Pista de Obstáculos"

  - Descrição: Uma atividade física onde as crianças enfrentam diferentes obstáculos em um circuito.

  - BNCC: EI03CG08 - Participar de atividades físicas, desenvolvendo habilidades motoras e cooperativas.

 

 Dia 5: Planejamento e Metas

 

Atividade de Registro:

- Atividade: "O Que Eu Quero Aprender"

  - Descrição: As crianças desenham algo que gostariam de aprender ou fazer durante o semestre.

  - BNCC: EI03EF06 - Expressar desejos, sentimentos, necessidades e opiniões em diferentes contextos e de forma articulada.

 

Dinâmica:

- Atividade: "Roda de Metas"

  - Descrição: Em grupos, as crianças discutem e compartilham suas metas, com o auxílio do professor para pensar em maneiras de alcançá-las.

  - BNCC: EI03TS03 - Participar de atividades de planejamento e execução de projetos em grupo, com a mediação do professor.

 

Brincadeira:

- Atividade: "Brincadeira Livre"

  - Descrição: As crianças escolhem suas brincadeiras favoritas para encerrar a semana de forma divertida.

  - BNCC: EI03CG09 - Participar de brincadeiras livres, exercitando a criatividade e a socialização.

 

Espero que essa sequência de atividades ajude a criar uma primeira semana de aula divertida e produtiva para as crianças de 4 e 5 anos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Atividades Volta às Aulas - 5° ano

Primeira Semana de Aula - 5° Ano do Ensino Fundamental   Dia 1: Boas-vindas e Integração   Atividade de Registro: - Atividade: "Minhas Férias"   - Descrição: Os alunos desenham e escrevem um texto sobre suas férias, destacando o momento mais marcante.   - BNCC: EF05LP01 - Produzir textos narrativos, relatando experiências pessoais, reais ou imaginárias.   Dinâmica: - Atividade: "Roda de Conversa"   - Descrição: Os alunos se sentam em círculo e compartilham com os colegas algo divertido que fizeram nas férias.   - BNCC: EF15LP06 - Participar de situações de intercâmbio oral, ouvir com atenção, pedir e dar a palavra.   Brincadeira: - Atividade: "Caça ao Tesouro na Sala"   - Descrição: Objetos são escondidos na sala de aula. Os alunos devem encontrar os objetos seguindo pistas.   - BNCC: EF05EF01 - Participar de brincadeiras e jogos respeitando as regras estabelecidas.   Dia 2: Conhecen...

Sequência de Atividades Volta às Aulas - 2° ano

Primeira Semana de Aula - 2° Ano do Ensino Fundamental   Dia 1: Boas-vindas e Integração   Atividade de Registro: - Atividade: "Minhas Férias"   - Descrição: Os alunos desenham e escrevem sobre algo que gostaram durante as férias.   - BNCC: EF02LP01 - Produzir textos que relatem experiências pessoais.   Dinâmica: - Atividade: "Roda de Conversa"   - Descrição: Os alunos se sentam em círculo e compartilham com os colegas algo divertido que fizeram nas férias.   - BNCC: EF02LP03 - Participar de situações de intercâmbio oral, ouvir com atenção, pedir e dar a palavra.   Brincadeira: - Atividade: "Caça ao Tesouro na Sala"   - Descrição: Objetos são escondidos na sala de aula. Os alunos devem encontrar os objetos seguindo pistas.   - BNCC: EF02EF01 - Participar de brincadeiras e jogos respeitando as regras estabelecidas.   Dia 2: Conhecendo os Colegas   Atividade de Registro: - A...

Sequência de Atividades Volta às Aulas 4° ano

Primeira Semana de Aula - 4° Ano do Ensino Fundamental   Dia 1: Boas-vindas e Integração   Atividade de Registro: - Atividade: "Minhas Férias"   - Descrição: Os alunos desenham e escrevem um pequeno texto sobre o que fizeram durante as férias.   - BNCC: EF35LP02 - Produzir textos que relatem experiências pessoais, reais ou imaginárias.   Dinâmica: - Atividade: "Roda de Conversa"   - Descrição: Os alunos se sentam em círculo e compartilham com os colegas algo divertido que fizeram nas férias.   - BNCC: EF15LP06 - Participar de situações de intercâmbio oral, ouvir com atenção, pedir e dar a palavra.   Brincadeira: - Atividade: "Caça ao Tesouro na Sala"   - Descrição: Objetos são escondidos na sala de aula. Os alunos devem encontrar os objetos seguindo pistas.   - BNCC: EF04EF01 - Participar de brincadeiras e jogos respeitando as regras estabelecidas.   Dia 2: Conhecendo os Colegas ...