Primeira
Semana de Aula - Educação Infantil (4 e 5 anos)
Dia 1: Boas-vindas e Integração
Atividade de Registro:
- Atividade: "Desenho das
Férias"
- Descrição: As
crianças desenham algo que fizeram durante as férias.
- BNCC: EI03EF03 -
Expressar-se por meio de diferentes linguagens artísticas, como a música, as
artes visuais, a dança e o teatro.
Dinâmica:
- Atividade: "Roda de
Conversa"
- Descrição: As
crianças se sentam em círculo e compartilham algo divertido que fizeram nas
férias.
- BNCC: EI03TS01 -
Demonstrar interesse e respeito por diferentes modos de ser, viver e pensar.
Brincadeira:
- Atividade: "Brincadeira
de Esconde-Esconde"
- Descrição: Uma
brincadeira ao ar livre onde as crianças se escondem e são encontradas por um
colega.
- BNCC: EI03CG03 -
Participar de brincadeiras e jogos que envolvam habilidades motoras e sociais.
Dia 2: Conhecendo os Colegas
Atividade de Registro:
- Atividade:
"Autorretrato"
- Descrição: As
crianças desenham um autorretrato e dizem ao professor três coisas sobre elas
mesmas.
- BNCC: EI03EF04 -
Representar suas vivências por meio das artes visuais.
Dinâmica:
- Atividade: "Entrevista
com o Colega"
- Descrição: As
crianças fazem perguntas simples aos colegas e depois apresentam o que
descobriram para a turma.
- BNCC: EI03TS02 -
Participar de atividades em grupo respeitando as regras estabelecidas.
Brincadeira:
- Atividade: "Dança das
Cadeiras"
- Descrição: Uma
brincadeira clássica para desenvolver atenção e respeito às regras.
- BNCC: EI03CG05 -
Participar de brincadeiras coletivas, respeitando regras e combinados.
Dia 3: Trabalhando em Equipe
Atividade de Registro:
- Atividade: "Meu
Grupo"
- Descrição: As
crianças são divididas em grupos e cada grupo desenha algo que gostariam de
fazer juntos.
- BNCC: EI03EF05 -
Produzir desenhos, pinturas, colagens, modelagens, construções e outras
criações, de forma individual e coletiva.
Dinâmica:
- Atividade: "Desafio de
Construção"
- Descrição: Em grupos,
as crianças constroem uma torre com blocos de construção.
- BNCC: EI03CG04 -
Desenvolver atividades colaborativas, valorizando o trabalho em equipe.
Brincadeira:
- Atividade: "Corrida de
Revezamento"
- Descrição: Uma
atividade ao ar livre onde as crianças devem completar um percurso em equipes.
- BNCC: EI03CG06 -
Participar de atividades físicas, desenvolvendo habilidades motoras e
cooperativas.
Dia 4: Explorando o Ambiente
Escolar
Atividade de Registro:
- Atividade: "Desenho da
Escola"
- Descrição: As
crianças desenham um mapa simples da escola, destacando os lugares que mais
gostam.
- BNCC: EI03ET03 -
Explorar e conhecer o ambiente escolar, compreendendo sua organização e
funcionamento.
Dinâmica:
- Atividade: "Visita
Guiada"
- Descrição: Uma visita
guiada pelos diferentes espaços da escola, com explicações sobre suas funções.
- BNCC: EI03CG07 -
Demonstrar atitudes de curiosidade, cuidado e respeito ao explorar ambientes
diversos.
Brincadeira:
- Atividade: "Pista de
Obstáculos"
- Descrição: Uma
atividade física onde as crianças enfrentam diferentes obstáculos em um
circuito.
- BNCC: EI03CG08 -
Participar de atividades físicas, desenvolvendo habilidades motoras e
cooperativas.
Dia 5: Planejamento e Metas
Atividade de Registro:
- Atividade: "O Que Eu
Quero Aprender"
- Descrição: As
crianças desenham algo que gostariam de aprender ou fazer durante o semestre.
- BNCC: EI03EF06 -
Expressar desejos, sentimentos, necessidades e opiniões em diferentes contextos
e de forma articulada.
Dinâmica:
- Atividade: "Roda de
Metas"
- Descrição: Em grupos,
as crianças discutem e compartilham suas metas, com o auxílio do professor para
pensar em maneiras de alcançá-las.
- BNCC: EI03TS03 -
Participar de atividades de planejamento e execução de projetos em grupo, com a
mediação do professor.
Brincadeira:
- Atividade: "Brincadeira
Livre"
- Descrição: As
crianças escolhem suas brincadeiras favoritas para encerrar a semana de forma
divertida.
- BNCC: EI03CG09 -
Participar de brincadeiras livres, exercitando a criatividade e a socialização.
Espero que essa sequência de
atividades ajude a criar uma primeira semana de aula divertida e produtiva para
as crianças de 4 e 5 anos!
Comentários
Postar um comentário