Primeira Semana
de Aula - 4° Ano do Ensino Fundamental
Dia 1: Boas-vindas e Integração
Atividade de Registro:
- Atividade: "Minhas Férias"
- Descrição: Os alunos desenham e escrevem um pequeno
texto sobre o que fizeram durante as férias.
- BNCC: EF35LP02 - Produzir textos que relatem
experiências pessoais, reais ou imaginárias.
Dinâmica:
- Atividade: "Roda de Conversa"
- Descrição: Os alunos se sentam em círculo e
compartilham com os colegas algo divertido que fizeram nas férias.
- BNCC: EF15LP06 - Participar de situações de
intercâmbio oral, ouvir com atenção, pedir e dar a palavra.
Brincadeira:
- Atividade: "Caça ao Tesouro na Sala"
- Descrição: Objetos são escondidos na sala de aula.
Os alunos devem encontrar os objetos seguindo pistas.
- BNCC: EF04EF01 - Participar de brincadeiras e jogos
respeitando as regras estabelecidas.
Dia 2: Conhecendo os Colegas
Atividade de Registro:
- Atividade: "Autorretrato"
- Descrição: Os alunos desenham um autorretrato e
escrevem algumas informações sobre eles mesmos.
- BNCC: EF35LP03 - Produzir textos sobre si mesmo e
sobre os colegas.
Dinâmica:
- Atividade: "Entrevista com o Colega"
- Descrição: Os alunos entrevistam um colega e depois
apresentam o colega para a turma.
- BNCC: EF35LP04 - Relatar informações sobre o colega
de forma organizada.
Brincadeira:
- Atividade: "Dança das Cadeiras"
- Descrição: Uma brincadeira clássica para
desenvolver atenção e respeito às regras.
- BNCC: EF04EF02 - Participar de brincadeiras
coletivas, desenvolvendo habilidades motoras e sociais.
Dia 3: Trabalhando em Equipe
Atividade de Registro:
- Atividade: "Meu Grupo"
- Descrição: Os alunos são divididos em grupos e cada
grupo desenha e escreve sobre algo que gostariam de aprender juntos.
- BNCC: EF35LP05 - Produzir textos em grupo,
valorizando a cooperação.
Dinâmica:
- Atividade: "Desafio de Construção"
- Descrição: Em grupos, os alunos constroem uma torre
com blocos de construção.
- BNCC: EF35EF04 - Desenvolver atividades
colaborativas, valorizando o trabalho em equipe.
Brincadeira:
- Atividade: "Corrida de Revezamento"
- Descrição: Uma atividade ao ar livre onde os alunos
devem completar um percurso em equipes.
- BNCC: EF04EF03 - Participar de atividades físicas,
desenvolvendo habilidades motoras e cooperativas.
Dia 4: Explorando o Ambiente Escolar
Atividade de Registro:
- Atividade: "Mapa da Escola"
- Descrição: Os alunos desenham um mapa da escola
destacando os lugares que mais gostam.
- BNCC: EF35GE02 - Conhecer e representar
graficamente o espaço escolar e suas características.
Dinâmica:
- Atividade: "Visita Guiada"
- Descrição: Uma visita guiada pelos diferentes
espaços da escola, com explicações sobre suas funções.
- BNCC: EF04CI01 - Explorar e conhecer o ambiente
escolar, compreendendo sua organização e funcionamento.
Brincadeira:
- Atividade: "Esconde-Esconde"
- Descrição: Uma brincadeira ao ar livre onde os
alunos se escondem e são encontrados por um colega.
- BNCC: EF04EF04 - Participar de brincadeiras
coletivas, desenvolvendo habilidades motoras e sociais.
Dia 5: Planejamento e Metas
Atividade de Registro:
- Atividade: "Metas para o Semestre"
- Descrição: Os alunos escrevem ou desenham suas
metas para o semestre.
- BNCC: EF35LP07 - Produzir textos e desenhos sobre
expectativas e metas pessoais.
Dinâmica:
- Atividade: "Jogo das Metas"
- Descrição: Em grupos, os alunos discutem e
compartilham suas metas, ajudando uns aos outros a pensar em maneiras de
alcançá-las.
- BNCC: EF35EF05 - Desenvolver atividades que
incentivem a reflexão sobre metas e planos.
Brincadeira:
- Atividade: "Circuito de Obstáculos"
- Descrição: Uma atividade física onde os alunos
enfrentam diferentes obstáculos em um circuito.
- BNCC: EF04EF05 - Participar de atividades físicas,
desenvolvendo habilidades motoras e cooperativas.
Espero que essa sequência de atividades ajude a criar uma
primeira semana de aula divertida e produtiva para seus alunos do 4° ano!
Qual o valor?
ResponderExcluirOi Rosângela, todo material aqui do blog é gratuito. No caso, as ideias aqui você pode usar para criar seu planejamento. Caso precise de algo mais especifico, deixe sua sugestão e vejo se consigo montar para você.
ResponderExcluir