Pular para o conteúdo principal

Caderno de Comunicação Alternativa

 



A comunicação alternativa é uma ferramenta essencial para facilitar a interação e expressão de pessoas com dificuldades na fala ou na escrita. Utilizando símbolos, imagens, gestos ou dispositivos tecnológicos, essa forma de comunicação oferece meios para que indivíduos possam expressar suas necessidades, sentimentos e pensamentos de maneira eficaz.

A adoção de sistemas de comunicação alternativa na educação infantil é especialmente importante. Ela permite que crianças com deficiências comunicativas participem ativamente das atividades escolares e sociais, promovendo inclusão e igualdade. Além disso, fortalece a autoconfiança e a independência das crianças, ao proporcionar-lhes um meio de se comunicar e ser compreendidas.

Ao incorporar a comunicação alternativa no cotidiano, educadores e familiares contribuem para a criação de um ambiente mais acessível e acolhedor, onde todos têm a oportunidade de se expressar e interagir plenamente.

Este é um arquivo criado para ser utilizado como um complemento ao aplicativo MATRAQUINHA, que está disponível para download no Playstore.

Você pode fazer o download das imagens isoladas ou o PDF no final do post.


















CLIQUE PARA DOWNLOAD




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Atividades Volta às Aulas - 5° ano

Primeira Semana de Aula - 5° Ano do Ensino Fundamental   Dia 1: Boas-vindas e Integração   Atividade de Registro: - Atividade: "Minhas Férias"   - Descrição: Os alunos desenham e escrevem um texto sobre suas férias, destacando o momento mais marcante.   - BNCC: EF05LP01 - Produzir textos narrativos, relatando experiências pessoais, reais ou imaginárias.   Dinâmica: - Atividade: "Roda de Conversa"   - Descrição: Os alunos se sentam em círculo e compartilham com os colegas algo divertido que fizeram nas férias.   - BNCC: EF15LP06 - Participar de situações de intercâmbio oral, ouvir com atenção, pedir e dar a palavra.   Brincadeira: - Atividade: "Caça ao Tesouro na Sala"   - Descrição: Objetos são escondidos na sala de aula. Os alunos devem encontrar os objetos seguindo pistas.   - BNCC: EF05EF01 - Participar de brincadeiras e jogos respeitando as regras estabelecidas.   Dia 2: Conhecen...

Sequência de Atividades Volta às Aulas - 2° ano

Primeira Semana de Aula - 2° Ano do Ensino Fundamental   Dia 1: Boas-vindas e Integração   Atividade de Registro: - Atividade: "Minhas Férias"   - Descrição: Os alunos desenham e escrevem sobre algo que gostaram durante as férias.   - BNCC: EF02LP01 - Produzir textos que relatem experiências pessoais.   Dinâmica: - Atividade: "Roda de Conversa"   - Descrição: Os alunos se sentam em círculo e compartilham com os colegas algo divertido que fizeram nas férias.   - BNCC: EF02LP03 - Participar de situações de intercâmbio oral, ouvir com atenção, pedir e dar a palavra.   Brincadeira: - Atividade: "Caça ao Tesouro na Sala"   - Descrição: Objetos são escondidos na sala de aula. Os alunos devem encontrar os objetos seguindo pistas.   - BNCC: EF02EF01 - Participar de brincadeiras e jogos respeitando as regras estabelecidas.   Dia 2: Conhecendo os Colegas   Atividade de Registro: - A...

Sequência de Atividades Volta às Aulas 4° ano

Primeira Semana de Aula - 4° Ano do Ensino Fundamental   Dia 1: Boas-vindas e Integração   Atividade de Registro: - Atividade: "Minhas Férias"   - Descrição: Os alunos desenham e escrevem um pequeno texto sobre o que fizeram durante as férias.   - BNCC: EF35LP02 - Produzir textos que relatem experiências pessoais, reais ou imaginárias.   Dinâmica: - Atividade: "Roda de Conversa"   - Descrição: Os alunos se sentam em círculo e compartilham com os colegas algo divertido que fizeram nas férias.   - BNCC: EF15LP06 - Participar de situações de intercâmbio oral, ouvir com atenção, pedir e dar a palavra.   Brincadeira: - Atividade: "Caça ao Tesouro na Sala"   - Descrição: Objetos são escondidos na sala de aula. Os alunos devem encontrar os objetos seguindo pistas.   - BNCC: EF04EF01 - Participar de brincadeiras e jogos respeitando as regras estabelecidas.   Dia 2: Conhecendo os Colegas ...